Arari divulga programação oficial dos 162 anos com entregas, inaugurações e shows


A Prefeitura de Arari divulgou a programação oficial das comemorações pelos 162 anos de emancipação política do município, celebrados neste sábado (27). A agenda reúne inaugurações, entrega de veículos e equipamentos, assinatura de ordens de serviço, atividades culturais e apresentações musicais ao longo de três dias.

As atividades começam nesta quinta-feira (25), às 8h, com a implantação da Farmácia Viva Municipal na Unidade Básica de Saúde João Gregório. Às 16h30, a Praça Matriz será palco do Grande Encontro dos Grupos Arari em Movimento.

Na sexta-feira (26), às 8h, está prevista a visita ao novo setor de Fisioterapia do Centro de Reabilitação, com entrega de novos equipamentos e materiais. Às 17h, será inaugurada a Unidade Básica de Saúde do povoado Aranha.

O sábado (27), data do aniversário da cidade, terá início às 6h, com uma alvorada no Cais da Alegria ao som das bandas do município. Em seguida, às 7h, será realizado um café da manhã na Feira do Produtor de Arari.

Às 8h, a programação prevê a entrega de uma retroescavadeira para a Secretaria de Obras, um ônibus escolar para a Educação e um micro-ônibus destinado à Saúde. Também serão assinadas ordens de serviço para a construção da Rampa do Surf, pavimentação da Rua Manoel João e obras de concretagem nos bairros Roseana Sarney e Tamarindeiro.

Encerrando as comemorações, a Praça do Folclore receberá uma programação de shows a partir das 22h30, com apresentações de Sandro Oliver, Manim Vaqueiro e Robson Rubem.

Ao anunciar a programação, a Prefeitura destacou que as celebrações marcam os 162 anos de história de Arari e convidou a população a participar da festa, ressaltando o objetivo de celebrar o passado, valorizar o presente e projetar um futuro de desenvolvimento para o município.

O Banco Central (BC) elevou de 1,6% para 2% a projeção de crescimento da economia em 2026. Em seu Relatório de Política Monetária, divulgado nesta quinta-feira (25), a autarquia destaca a surpresa positiva no resultado do Produto Interno Bruto (PIB – soma de todos os bens e serviços finais produzidos pelo país) do primeiro trimestre e a melhora nas perspectivas para a agropecuária e a indústria extrativa.

No primeiro trimestre de 2026, a economia do país cresceu ​1,1% na comparação com o último trimestre de 2025, com expansão nos três grandes setores da economia – agropecuária, indústria e serviços. Diante do resultado, de acordo com o BC, as estimativas para os três setores foram elevadas, bem como para a demanda interna, de consumo das famílias e investimentos por parte de empresários.

“A revisão também reflete a expectativa de maior dinamismo da demanda interna e dos setores mais sensíveis ao ciclo econômico, em grande parte associada a estímulos de natureza fiscal e creditícia”, diz o BC no relatório.

“Em sentido oposto, a expectativa de trajetória mais elevada para as taxas de juros tende a mitigar esse impulso”, acrescentou.

O relatório do BC apresenta as diretrizes das políticas adotadas pelo Comitê de Política Monetária (Copom) para a definição da taxa básica de juros, a Selic, e avalia a evolução recente e as perspectivas da economia, especialmente as projeções de inflação. A Selic é o principal instrumento do BC para manter a inflação sob controle.

De junho de 2025 a março deste ano, a Selic ficou em 15% ao ano, o maior nível em quase 20 anos. O Copom iniciou o corte dos juros em março, num cenário de queda da inflação. No entanto, a guerra no Oriente Médio, que se refletiu no aumento dos preços de combustíveis e de alimentos, dificultou a queda da taxa em ritmo mais elevado.

Na última reunião, semana passada, por unanimidade, o colegiado reduziu a Selic em 0,25 ponto percentual – para 14,25% ao ano – pela terceira vez seguida, apesar das tensões em torno do fim da guerra.

A autoridade monetária ainda pondera que permanecem as incertezas sobre os efeitos dos conflitos no ambiente doméstico.

“Embora seus efeitos mais evidentes sobre a economia brasileira até o momento tenham se concentrado nos preços [especialmente combustíveis e alimentos], o conflito no Oriente Médio também eleva a incerteza em torno das projeções de crescimento”, explicou.

Em 2025, a economia brasileira cresceu 2,3%, com expansão em todos os setores e destaque para a agropecuária. O resultado representa o quinto ano seguido de crescimento.

Levantamento divulgado pelo instituto PoderData/Aya mostra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o senador Flávio Bolsonaro (PL) aparecem em situação de empate técnico tanto no primeiro quanto no segundo turno da disputa pela Presidência da República em 2026. A pesquisa foi realizada entre os dias 21 e 24 de junho, ouvindo 2.400 eleitores em 617 municípios de todas as unidades da Federação.

Na simulação de segundo turno, Lula registra 46% das intenções de voto, contra 43% de Flávio Bolsonaro. Como a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, os dois pré-candidatos estão tecnicamente empatados. Em relação ao levantamento anterior, divulgado no fim de maio, o cenário permaneceu praticamente inalterado: Lula manteve os mesmos 46%, enquanto Flávio oscilou um ponto percentual para cima, dentro da margem de erro.

O instituto também simulou disputas de segundo turno entre Lula e outros possíveis adversários. Nos cenários contra Ronaldo Caiado (PSD), Joaquim Barbosa (Democracia Cristã) e Romeu Zema (Novo), o presidente também aparece em empate técnico. Apenas na simulação diante de Renan Santos (Missão), Lula abre vantagem além da margem de erro.

No cenário de primeiro turno, Lula lidera com 40% das intenções de voto, seguido por Flávio Bolsonaro, com 36%, diferença que também configura empate técnico. Na sequência aparecem Renan Santos e Ronaldo Caiado, ambos com 4%. Romeu Zema, Augusto Cury (Avante) e Joaquim Barbosa registram 3% cada. Os percentuais permaneceram estáveis em relação à pesquisa anterior.

Os dados estratificados mostram diferenças relevantes entre os perfis dos eleitores. No segundo turno, Lula tem desempenho mais forte entre as mulheres, alcançando 50% das intenções de voto, contra 38% de Flávio Bolsonaro. Entre os homens, o senador lidera com 48%, enquanto o presidente soma 41%.

Regionalmente, Lula concentra sua maior vantagem no Nordeste, onde registra 53% das intenções de voto no segundo turno. Já Flávio Bolsonaro apresenta seu melhor desempenho no Centro-Oeste, com 52%. No primeiro turno, o petista também lidera entre os eleitores nordestinos e entre aqueles com escolaridade até o ensino fundamental, enquanto o senador do PL obtém melhor desempenho entre os entrevistados com ensino médio.

O levantamento também investigou os fatores que mais influenciam a escolha do voto. Para 29% dos entrevistados, a principal razão é a posição política do candidato. Outros 18% afirmaram que a decisão é motivada principalmente pela rejeição aos demais concorrentes.

A pesquisa foi realizada por meio de entrevistas telefônicas utilizando o sistema URA (Unidade de Resposta Audível), no qual os entrevistados respondem às perguntas por meio do teclado do telefone. O estudo tem margem de erro de dois pontos percentuais, intervalo de confiança de 95% e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-05722/2026. O levantamento foi financiado com recursos próprios do PoderData, empresa do grupo Poder360, em parceria de divulgação com o Aya Bancah.

Morreu no início da tarde desta quinta-feira (25), aos 75 anos, o ex-radialista e comerciante Sebastião Edson de Paula Neri, conhecido em todo o Nordeste como Robson Neri, ou simplesmente “Garoto do Bigode”. Ele estava internado havia cerca de 30 dias em um hospital localizado no bairro do Olho d’Água, em São Luís, após complicações decorrentes de um grave problema neurológico que evoluiu para um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

A confirmação da morte foi feita pela esposa, Zenaide, e pelos filhos, Jefferson e Katiuscia, que vieram de Brasília para acompanhar o pai. Robson já havia enfrentado sérios problemas de saúde entre 2019 e 2020, quando precisou ser internado na capital maranhense, mas conseguiu se recuperar. Desta vez, porém, não resistiu após o agravamento do quadro clínico na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Figura marcante da comunicação maranhense, Robson Neri viveu o auge da carreira entre as décadas de 1970 e 1990, destacando-se como um dos principais narradores esportivos da região e chegando a comandar a equipe de esportes da extinta Rádio Ribamar AM. Conhecido pela baixa estatura, personalidade extrovertida e pelo inseparável bigode, transformou o apelido “Garoto do Bigode” em uma marca reconhecida pelo público.

Em 1990, decidiu deixar o rádio após desavenças nos bastidores das emissoras e passou a empreender no comércio. Inicialmente, abriu uma lanchonete na Praça Deodoro, no Centro de São Luís, onde por 26 anos vendeu pizzas acompanhadas de caldo de cana. Nos últimos anos, adaptou o negócio para o comércio ambulante, percorrendo avenidas e mercados da capital em um veículo adaptado para a venda de caldos e coxinhas, mantendo o carisma que o tornou popular entre os clientes.

O pré-candidato ao governo do estado, Orleans Brandão, participou, na tarde desta quarta-feira (24), de uma reunião estratégica com taxistas e representantes do Sindicato da categoria. O encontro, que contou com a presença de taxistas

de São Luís e de diversos municípios do interior do Maranhão, teve como objetivo central a escuta ativa das demandas dos trabalhadores e a construção de soluções conjuntas para o setor. Durante o diálogo, Orleans enfatizou que a política deve ser pautada pelo contato direto com quem vive o dia a dia das cidades.

“Acredito que política é diálogo. Para conhecer os problemas, precisamos ouvir quem realmente faz o serviço acontecer. Saio daqui hoje com uma pauta de trabalho clara e o compromisso firme de ser um parceiro dos taxistas no governo”, pontuou.

Entre os principais pontos levantados pela categoria, destacou-se a necessidade de desburocratização dos processos junto ao Detran-MA. A implementação do “Detran Net” foi apontada como uma solução essencial para agilizar a emissão de documentos e a concessão de isenções fiscais, como ICMS e IPVA, facilitando a rotina profissional. Orleans acolheu a demanda e destacou a importância de modernizar o atendimento estatal, ressaltando que a tecnologia deve servir ao cidadão.

“Se o Detran Net é uma ferramenta que pode destravar a rotina do taxista, vamos trabalhar para torná-la realidade com a máxima celeridade. Meu compromisso é reduzir a burocracia que impede o trabalhador de gerar sua própria renda”, enfatizou Orleans.

O pré-candidato também se colocou à disposição para analisar questões relativas à carga tributária e à valorização dos pontos de táxi, assegurando que o plano de governo será construído de forma participativa. Além disso, propôs a oferta de cursos de capacitação profissional em parceria com a Secretaria de Turismo, visando preparar ainda mais a categoria, que atua como um braço fundamental na recepção de visitantes e na promoção do Maranhão como destino turístico.

“O taxista é, muitas vezes, o primeiro contato que o turista tem com a nossa terra. Queremos valorizar esse profissional, oferecendo suporte, capacitação e segurança jurídica para o exercício da profissão. O que discutimos hoje não é um pleito individual, é uma pauta plural, que beneficia a classe em todo o estado”, concluiu.

A reunião consolidou a postura de Orleans Brandão como um articulador atento às necessidades dos diversos setores produtivos do Maranhão, dando continuidade à sua trajetória de diálogo iniciada durante sua passagem pela Secretaria de Assuntos Municipalistas.

O deputado federal Duarte Júnior utilizou suas redes sociais para esclarecer as especulações sobre seu futuro político no Maranhão. O parlamentar confirmou que recebeu um convite formal para disputar o cargo de vice-governador do estado, mas anunciou que optou por recusar a proposta para manter firmemente sua pré-candidatura ao Senado Federal.

Segundo circula nos bastidores, a presença de lideranças como Weverton Rocha e Pedro Lucas no grupo de Orleans Brandão exerceu um peso significativo nas articulações estratégicas da base, culminando na decisão do deputado em seguir com o projeto majoritário inicial.

Em pronunciamento em vídeo, Duarte Júnior agradeceu o convite para a chapa do Executivo estadual, mas fez questão de reafirmar seu compromisso com a disputa por uma cadeira no Congresso Nacional.

“Quero confirmar e reafirmar a minha pré-candidatura ao Senado Federal. Essa pré-candidatura não surge do acaso; ela surge do anseio e do sonho de muitos maranhenses que necessitam de um senador presente”, declarou o parlamentar.

Durante sua fala, o deputado traçou as principais bandeiras que devem nortear sua campanha e eventual mandato, enfatizando o combate à corrupção, a defesa dos direitos das pessoas com deficiência e a proteção aos consumidores. Ele pontuou, ainda, a necessidade de assegurar uma representação assídua e atuante ao longo de todo o mandato de oito anos, prometendo focar em resoluções práticas para “orgulhar o Maranhão e os maranhenses”.

A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Iracema Vale, primeira mulher a ocupar o comando do Parlamento maranhense, declarou sua pré-candidatura a deputada federal para as eleições de 2026.

Com uma trajetória consolidada na política estadual, Iracema Vale ganhou destaque ao se tornar a deputada estadual mais votada do Maranhão em 2022 e, posteriormente, a primeira mulher eleita presidente da Assembleia Legislativa do Estado. Sua atuação política e sua articulação junto às lideranças municipais têm fortalecido seu nome em todo o Maranhão.

Iracema surge como uma das favoritas na disputa por uma vaga na Câmara dos Deputados. A expectativa é de que a parlamentar alcance uma expressiva votação, podendo inclusive figurar como a deputada federal mais votada do Maranhão nas eleições de 2026.

A movimentação da presidente da Assembleia reforça as articulações para o próximo pleito e promete influenciar diretamente o cenário político maranhense nos próximos meses.

A deputada estadual Detinha participou, neste sábado, das comemorações pelos 32 anos de emancipação política de Santo Amaro/MA. Durante a programação festiva, a parlamentar esteve ao lado da população, lideranças locais e autoridades municipais, celebrando mais um marco na história de desenvolvimento do município.

Em suas redes sociais, Detinha destacou a alegria de participar da celebração e agradeceu o carinho recebido pelos moradores da cidade. “Foi uma honra participar desse momento ao lado da população desta cidade que sempre me recebe com tanto carinho e acolhimento. Meu agradecimento especial ao prefeito pelo convite para viver essa celebração tão importante para o município”, afirmou.

A deputada também ressaltou a receptividade da população e reforçou seu compromisso com o município. Segundo ela, cada abraço, conversa e demonstração de afeto recebidos ao longo do dia reforçam os laços construídos com a cidade e sua gente.

A deputada federal Detinha reafirmou seu compromisso com a população ao destacar que a verdadeira política é construída por meio do trabalho, da presença constante e da dedicação às pessoas. Em publicação nas redes sociais, a parlamentar enfatizou a importância de estar próxima da população e de conhecer de perto suas necessidades.

Segundo Detinha, ouvir, ajudar e criar oportunidades são ações fundamentais para transformar a realidade das comunidades e garantir mais qualidade de vida para quem mais precisa. A deputada ressaltou que o diálogo e a atenção às demandas da população continuam sendo pilares de sua atuação política.

O aniversário de 32 anos de Presidente Sarney será celebrado com uma extensa agenda de inaugurações, entregas e ações voltadas ao fortalecimento dos serviços públicos municipais. A programação acontecerá no dia 19 de junho, a partir das 6h da manhã, e contará com a presença do prefeito Gilson Lima, deputado federal Pedro Lucas Fernandes, deputado estadual Segundo, secretária estadual de assuntos municipalistas Valmira Miranda, entre outros.

Entre as entregas previstas estão o Cartão do Servidor, veículos para as áreas da Assistência Social e Educação, um veículo destinado à Câmara Municipal, uma viatura para a Polícia Militar, kits do Programa Trabalho Jovem, além da entrega de uma ambulância, uma retroescavadeira e tablets para reforçar os serviços de infraestrutura do município.

A programação inclui também a entrega de obras e equipamentos públicos, como a Ponte da Prainha em Três Furos, a Estrada da Castanheira, a implantação do Viva Procon e da Estação Tech, ampliando o acesso da população a serviços, cidadania, tecnologia e infraestrutura.
Para o prefeito Gilson Lima, o aniversário da cidade representa um momento de celebrar as conquistas da população e apresentar os resultados do trabalho desenvolvido pela gestão municipal desde 2025.

“Estamos comemorando os 32 anos de Presidente Sarney da melhor forma possível: entregando obras, equipamentos e ações que melhoram a vida das pessoas. Cada investimento representa nosso compromisso com o desenvolvimento do município e com o bem-estar da nossa população. É uma alegria celebrar esta data tão importante com trabalho, resultados e novas conquistas para o nosso povo”, destacou o prefeito.

A programação integra as comemorações do aniversário do município e reforça o compromisso da gestão com a ampliação dos investimentos em infraestrutura, saúde, educação, assistência social, tecnologia e geração de oportunidades para a população sarneyense.

Publicidade
Arquivos